Perfil de Irineu Pereira
Nome: Ireineu Pereira
Instrumento: Violoncelo (Cello)
Nascido em: Juiz de Fora - MG
Mora: Juiz de Fora -MG
Religião:
Historia: Iniciou seus estudos de música como menino cantor do Coral das Escolas municipais de Juiz de Fora no ano de 1998, sob a regência do maestro Ciro Tabet. Como instrumentista, em 2002, iniciou seus estudos de Violoncelo no Projeto Belgo-Filarmônica, onde teve aulas primeiramente na classe da Professora Sheila Sampaio (UFMG) seguindo estudos com o professor Anderson Sidnei (SESI-BH). De 2003 a 2007 seguiu estudos na classe da professora Marie Bernard (França-Brasil), ainda dentro do referido Projeto.
Participou de 2002 a 2007 dos Festivais Internacionais CINVES. Tem participado de Master Class com importantes e recomendados professores como, Alceu Reis, Matias Oliveira (Brasil-França), Marcio Carneiro. Atualmente é formando em Licenciatura em Música, Habilitação em Violoncelo e Educação Musical pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), na Classe do Professor Abel Moraes.
No ano de 2009 foi vencedor do primeiro concurso de Jovens Talentos promovido pela casa de Música de Ouro Branco (MG) e do Programa Música XXI, promovidos pela UFSJ, ambos os concursos vencidos como integrante do Sexteto Yehudim, sob orientação do professor Iura de Rezende(UFSJ). Em 2011 venceu o concurso Música XXI como solista, acompanhado pelo professor pianista Ricardo Castelo Branco. 2010 atuou na Orquestra Sinfônica de São João Del Rei, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, no aniversario de 80 anos de sua sociedade.
Tem feito vários trabalhos como camerista. Em 2008 e 2009 atuou como músico na Orquestra de Câmara de Ouro Branco no Circuito Estrada Real. Junto com o Quarteto de Cordas Guarnieri gravou, em 2006, a trilha sonora para o filme “Nem tão felizes para sempre” produzido pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Em 2012 gravou também a trilha sonora do filme “A casa de Boneca” da Diretora Adriana Barata sob a lei de incentivo a cultura Murilo Mendes.
Na área de licenciatura, em 2006 e 2007 atuou como professor assistente de violoncelo na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora no Projeto Belgo-Filarmônica. Foi professor e membro fundador do Projeto Entre Cordas em São João Nepomuceno MG. Como Maestro esteve a frente da Orquestra de Câmara Sesc-Sinfonietta onde realizou uma série de 12 concertos didáticos em 2012 a 2013, incluindo peças de estréia mundial do compositor Paulo César Maia de Aguiar como “ O congo e Sinhá” para Flauta, clarinete e cordas. Atualmente é coordenador pedagógico na aréa musical da Obra social Santa Catarina em Juiz de fora.